Skip to content

AR CONDICIONADO VS UMIDADE DO AR

AR CONDICIONADO VS UMIDADE DO AR

É possível usar umidificador com o ar condicionado? Daria para usar o ar condicionado para controlar a umidade do ar? Será que já existe ar condicionado com umidificador?

Uma das questões mais relevantes, quando se trata de ar condicionado, está ligada com a umidade do ar.
Durante o processo de resfriamento do ambiente, ele acaba ressecando o ar, processo que muitas pessoas consideram como algo negativo.
Contudo, tudo cabe um contexto, afinal, muita umidade no ar pode ser problemático, então, o ar condicionado é uma ajuda em tanto!
Então, para responder todas as dúvidas, resolvemos fazer um post sobre este tema tão relevante.
Mas antes, vamos falar sobre a umidade do ar em específico.

Umidade do ar: o que é e a sua importância

Se tem um assunto que é unânime no Brasil, este assunto é a umidade do ar. Os climas nas regiões do país são diferentes, mas vez ou outra, algum alerta sobre isso é disparado.
No Sudeste, temos o período de seca, que faz a umidade despencar, enquanto no Norte, é observado o excesso de chuva, que faz a umidade do ar aumentar.
Mas afinal, o que define a umidade do ar?

Basicamente, ele se define a partir do vapor de água, que se acumula na atmosfera.
Os fatores da sua formação vão desde maritimidade, ou seja, os vapores do oceano que vão se acumulando, algo muito presente em regiões litorâneas, mas também com a soma da movimentação da massa de ar e de regiões com bastante vegetação.
Tudo isso contribui para a formação do vapor de água, que subirá para atmosfera e irá dizer o quanto de umidade existe na região.
E, existem dois tipos de classificação, e elas são:

  • Umidade absoluta do ar: a quantidade total vapor de água na atmosfera;
  • Umidade relativa do ar: é a quantidade de vapor presente no ar, que será medida em relação a atmosfera, seu número é dado em porcentagem (%) e, quando atinge o pico, o resultado final são as chuvas.

Bom, agora que sabemos os fatores que influenciam a umidade do ar, é importante saber a razão disto ser tão importante.
O corpo humano precisa de fatores internos e externos, para que ele funcione normalmente. Quando a umidade sofre grandes variações, ela pode causar certos efeitos no corpo que irá atingir a saúde e a qualidade de vida.
Pode observar que quando:

  • A umidade está baixa: há a queda da imunidade, alergias aparecem e pode ocorrer até sangramento no nariz;
  • A umidade está alta: surgem os mofos, que podem causar diversas complicações na saúde, tanto que, se alguém mora na região Sudeste vai para o Norte, é importante ter poucas roupas para elas não pegarem mofo.

O que os médicos recomendam, é uma porcentagem de entre 45%, até 50%, para que todos possam manter a saúde e o bem-estar.
Os valores que não estão entre essas porcentagens, já indicam a necessidade de cuidados a serem tomados. Sendo o uso de umidificadores e até o ar condicionado!

Como cuidar da umidade do ar?

Não é sempre que a umidade do ar está adequada, portanto, é importante tomar alguma atitude, antes que isto possa acarretar algum problema de saúde.

1- Quando o ar estiver seco

Se você sentir que a garganta está começando a ficar mais seca, está espirrando demais, talvez seja um indicativo de tempo seco!
É neste momento que o umidificador entra em cena, ele irá jogar vapor de água, melhorando a qualidade do ar.
Mas, caso não tenha um, você pode optar por colocar bacias com toalhas molhadas. Caso queira um aparelho multifuncional, sabia que já existe ar condicionado com umidificador?
Então, se o dia estiver seco e quente, você pode usar o ar condicionado com o umidificador sem problemas! E isto é válido mesmo se tratando dos aparelhos separados.

2- Quando a umidade do ar estiver alta

É fácil pensar numa solução quando a umidade está baixa, colocar mais vapor de água é mais simples e as soluções são mais intuitivas. Contudo, como se retira a umidade do ar?
Por sorte, o momento em que a umidade está mais em alta é o período de calor, ou seja, perfeito para o uso do ar condicionado!
Então, se perceber os sinais do aumento da umidade, pode ligar o ar condicionado, pois ele será perfeito para reduzi-la.

A umidade do ar é um assunto recorrente na previsão do tempo, em qualquer época do ano. E é importante que ela esteja em torno dos 45%, pois é a ideal para o bom funcionamento do nosso corpo e da manutenção da nossa saúde.
Contudo, quando os valores estão diferentes disso, é muito importante tomar medidas para o seu controle.
E o ar condicionado pode ser um aliado! Seja ele na sua versão com umidificador, ou na sua versão tradicional, que ajuda a retirar a umidade em épocas chuvosas.

Saiba mais: https://www.dcrrefrigeracao.com.br/