Skip to content

Vantagens do Sistema de Ar Condicionado VRF

Sistema de Ar condicionado VRF em Campinas

VRF: um sistema de ar condicionado para alto padrão e ambientes corporativos

O sistema de ar condicionado VRF é uma tecnologia de expansão direta onde o fluxo de gás refrigerante é controlado de acordo com a demanda de carga térmica dos ambientes. Isso é possível devido ao uso de sensores de temperatura e a capacidade de alterar a frequência do compressor dos equipamentos, de acordo com as necessidades de cada espaço, permitindo uma maior eficiência energética.

Para compreender melhor a tecnologia VRF, podemos usar a analogia de uma comporta de uma hidrelétrica. Assim como a comporta é aberta para aumentar o fluxo de água quando há necessidade de maior geração de energia, o compressor do sistema VRF é estimulado a trabalhar mais quando há maior demanda de carga térmica, ou seja, quando há mais pessoas em um mesmo ambiente. ou quando a temperatura aumenta. Por outro lado, quando há redução da demanda, a frequência do compressor é diminuída, comprimindo menos fluido refrigerante.

A tecnologia VRF permite a modulação dos compressores em baixa rotação, o que otimiza o consumo de energia dos equipamentos e gera eficiência energética, resultando em redução de custos de energia elétrica.

VRF: um sistema de ar condicionado para ambientes residenciais e comerciais

Além disso, o sistema é adequado tanto para ambientes residenciais quanto para prédios comerciais de grande porte, atendendo às diversas necessidades de climatização. Ao utilizar essa tecnologia, é possível obter benefícios significativos na climatização de um ambiente.

VRF: sistema de ar condicionado discreto e flexível

A discrição do sistema VRF é um grande diferencial, especialmente para residências de alto padrão. Por ser totalmente embutido, a instalação não aparece e nem atrapalha a arquitetura do ambiente. A única coisa visível do sistema de ar é a abertura de entrada do ar, sem a necessidade do split.

O sistema VRF é altamente avançado e oferece vários benefícios, tais como: otimização do espaço físico, capacidade de instalação em longas distâncias, sistema inteligente, sustentabilidade, versatilidade de equipamentos, não interfere na arquitetura do ambiente e automação sofisticada.

Ele é capaz de ocupar menos espaço devido à sua unidade externa modular e compacta, e pode ser conectado a unidades internas a longas distâncias. Além disso, o sistema inteligente permite detectar falhas e manter o equipamento em boas condições. Ele também é ecológico e pode ser usado com vários tipos de equipamentos, sem interferir na arquitetura do ambiente e pode ser controlado remotamente.

 

Vantagens e Desvantagens do VRF

Principais vantagens do sistema de ar condicionado VRF:

  • Autodiagnóstico: O sistema VRF é capaz de detectar e identificar problemas internos com códigos específicos, permitindo uma manutenção preventiva e corretiva mais eficaz.
  • Meio Ambiente: O sistema VRF utiliza um fluido refrigerante ecológico que não causa impacto ambiental.
  • Flexibilidade de equipamentos: O sistema VRF é flexível no que diz respeito aos equipamentos, permitindo a conexão de vários modelos, como split, cassete, piso-teto e hi-wall, graças a sua capacidade de se conectar a até 64 unidades internas sem seguir um padrão de modelo específico.
  • Respeito à arquitetura: O sistema VRF é compacto e não interfere na arquitetura dos ambientes, adaptando-se as suas necessidades sem interferir na estética do espaço.
  • Controle avançado: A tecnologia embarcada permite controlar e detectar falhas no equipamento de forma remota e através de dispositivos móveis, tornando a manutenção mais fácil e eficiente.

Dentre as desvantagens do VRF é que o mesmo precisa ser projetado juntamente com a construção ou reforma da edificação, para que se consiga aproveitar ao máximo suas vantagens. Seu custo de instalação também é mais elevado, por isso é mais indicado para ambientes corporativos e residências de alto padrão.

Outra vantagem, o sistema de ar condicionado VRF utiliza a tecnologia inverter, com modulação de velocidade do compressor, que ajusta automaticamente a capacidade de refrigeração ou aquecimento de acordo com a necessidade do ambiente. Isso é especialmente útil em edifícios comerciais e residenciais com variações na ocupação.
Elevar seu conforto térmico e reduzir suas contas de energia nunca foi tão fácil! Com o sistema de ar condicionado VRF da DCR Refrigeração, você pode desfrutar de um ambiente climatizado em sua residência ou prédio comercial de alto padrão com grande eficiência.
Não perca mais tempo e dinheiro com sistemas antigos e ineficientes, escolha a DCR Refrigeração e experimente o verdadeiro conforto térmico. Entre em contato conosco agora e agende sua instalação!