Skip to content

Como fazer o cálculo de BTUs de ar condicionado?

Como fazer o cálculo de BTUs de ar condicionado?

O que é o BTU e como calcular para dimensionamento do ar condicionado?

BTU (British Thermal Unit) é uma unidade de medida de energia térmica usada principalmente nos países de língua inglesa. Um BTU é definido como a quantidade de energia necessária para elevar a temperatura de uma libra (0,45 kg) de água em um grau Fahrenheit (0,56 graus Celsius) a uma pressão constante de uma atmosfera.

A unidade de medida foi criada no século XIX para uso na indústria de vapor na Inglaterra, que estava em rápido crescimento na época. Foi desenvolvida por James Prescott Joule, um físico e matemático inglês que fez contribuições significativas para o estudo do calor e das leis da termodinâmica.

No entanto, a medida só foi amplamente adotada após a criação da Associação Americana de Engenheiros de Aquecimento, Refrigeração e Ar Condicionado (ASHRAE, na sigla em inglês) em 1894, que definiu o BTU como a unidade padrão para a medição da energia térmica. Desde então, o BTU se tornou uma medida comum no mundo todo para descrever a capacidade de refrigeração ou aquecimento de sistemas de climatização, bem como para medir o consumo de energia em dispositivos de aquecimento, como fornos e aquecedores de água.

 

Como calcular o BTU?

O cálculo de BTUs (British Thermal Units) de ar condicionado é importante para determinar a capacidade necessária do aparelho para refrigerar um determinado ambiente. Para calcular os BTUs adequados para o seu espaço, siga estes passos:

  1. Calcule a área do espaço que você deseja refrigerar em metros quadrados (m²). Para fazer isso, meça a largura e comprimento da sala e multiplique esses valores para obter a área.
  2. Determine o fator de correção do ambiente. Esse fator leva em consideração o número de pessoas que frequentam o espaço, a quantidade de aparelhos eletrônicos presentes e a exposição direta ao sol. Normalmente, utiliza-se a tabela abaixo para determinar o fator de correção:
    • Espaço sem exposição ao sol: 600 BTUs/m²
    • Espaço com exposição ao sol: 800 BTUs/m²
    • Cada pessoa adicional: 600 BTUs/pessoa
    • Cada aparelho eletrônico adicional: 600 BTUs/aparelho
  3. Multiplique a área do espaço pelo fator de correção adequado para obter a capacidade de refrigeração necessária em BTUs.

Por exemplo, se você tem uma sala de estar de 20 metros quadrados com exposição direta ao sol e três pessoas, o cálculo seria:

20 m² x 800 BTUs/m² = 16.000 BTUs (para exposição direta ao sol) 3 pessoas x 600 BTUs/pessoa = 1.800 BTUs Total: 16.000 BTUs + 1.800 BTUs = 17.800 BTUs

Portanto, você precisaria de um aparelho de ar condicionado com capacidade de refrigeração de pelo menos 17.800 BTUs para refrigerar adequadamente este espaço. É importante lembrar que outros fatores, como a altura do teto e a qualidade da isolamento térmico do espaço, também podem influenciar na capacidade de refrigeração necessária.

 

Mas antes de comprar seu ar condicionado é importante consultar a ajuda de um profissional. Se você precisar de ajuda, não hesite em entrar em contato com a DCR Ar Condicionado!