Skip to content

13.589, a Lei do Ar Condicionado aumenta fiscalização de sistemas climatizados nas empresas

Lei do Ar Condicionado

Com a pandemia, aumentou a necessidade de cuidarmos melhor da higiene em todos os aspectos do dia a dia. Lavar as mãos, utilizar máscaras, não entrar de sapatos dentro de casa, higienizar torneiras e maçanetas!

Essas e muitas outras medidas foram incorporadas na rotina de pessoas do mundo inteiro. O mesmo cuidado vale para os sistemas de climatização.

Quem utiliza ar condicionado nas empresas deve conhecer a Lei 13.589/18, que visa a fiscalização das condições dos sistemas de ar dos estabelecimentos públicos e privados.

Para saber se uma empresa está em dia com a Lei do Ar Condicionado, é necessário ter atualizado o Plano de Manutenção, Operação e Controle de Sistemas de Climatização, o PMOC, determinado pela Anvisa.

Caso a fiscalização da Vigilância Sanitária reconheça alguma irregularidade, a empresa pode ser penalizada com multa de alto valor.

Com o objetivo de manter a qualidade do ar nos espaços fechados, considerando padrão de temperatura, umidade, velocidade, taxa de renovação e grau de pureza (análise microbiológica), a manutenção dos sistemas de ar condicionado é obrigatória.

Alguns exemplos desse locais são: cinemas, teatros, prédios públicos, hospitais, clínicas, consultórios, farmácias, fábricas, indústrias, entre outros.

Com a lei e maior rigor na fiscalização por conta da pandemia, estabelecimentos que tenham instalados equipamentos como ar condicionado, umidificador, ventilador evaporativo, desumidificador ou exaustor, precisam garantir a limpeza e a manutenção do sistema de climatização o quanto antes.

A DCR oferece contrato e serviços personalizados

A manutenção adequada dos condicionadores de ar promove uma boa qualidade do ar que respiramos.

Com equipes especializada, pronta para encontrar soluções e resolver problemas, a DCR Refrigeração oferece uma prestação de serviços personalizada em sistemas de climatização, com software de gestão exclusivo, garantindo a manutenção e limpeza dos equipamentos atendendo todas as exigências da ANVISA.

A DCR Refrigeração realiza instalações, assistência técnica e manutenções preventivas e corretivas. Sem cobrar visita e com a agilidade que o setor requer. Para clientes contratados também oferecemos plantões técnicos aos sábados, domingos e feriados.

Conheça nosso site, entre em contato e solicite um orçamento personalizado: https://www.dcrrefrigeracao.com.br