Skip to content

VOCABULÁRIO DO AR CONDICIONADO: O QUE VOCÊ PRECISA SABER

 

VOCABULÁRIO DO AR CONDICIONADO: O QUE VOCÊ PRECISA SABER

 

Morar em um país tropical, igual ao Brasil, faz com que o ar condicionado vire praticamente uma necessidade.

Aguentar temperaturas que batem os 40º C, não é para qualquer um e nem faz bem para a saúde. Por isso que, cada vez mais, as pessoas procuram instalar um sistema de refrigeração, seja na própria residência, ou empresa.

Então, na pesquisa por um ar condicionado de qualidade, você pode se deparar com alguns termos novos, que é importante saber o que significam para entender o que está sendo dito.

Para te ajudar, nós preparamos uma espécie de dicionário, com os principais termos que você poderá se deparar no processo da compra.

Venha conferir!

 

Automação

Quando falamos em automação, estamos querendo dizer a conexão de um determinado aparelho com um sistema de rede, tendo como objetivo otimizar o seu uso.

No caso do ar condicionado, a ideia é conectá-lo à rede para que você possa programar quando ele deverá ser ligado, controle de temperatura e também pode incluir sensores de presença.

Tudo isso, com o objetivo de evitar o mau uso do aparelho e um consumo energético desnecessário.

 

BTU

É basicamente uma unidade de medida, que vem da sigla “British Thermal Unit”, ou seja, uma unidade térmica britânica.

Ele irá medir a quantidade de energia empregada para mudar a temperatura de um ambiente, ou seja, pensar em BTUs é pensar na potência do ar condicionado.

Por isso que, antes da instalação, é importante saber o espaço onde ele ficará, assim, é possível saber a quantidade adequada de BTUs para que o ar tenha o melhor rendimento possível.

 

Cassete

Ele faz parte do sistema de refrigeração indicado para locais com pé direito alto, como lojas e escritórios.

É bem comum, basta observar no forro e você verá uma saída de ar com umas grades. Este é o cassete.

Ideal para resfriar um local rapidamente, pois ele distribui o ar de forma homogênea.

 

Ciclo reverso

Esta função é sempre lembrada nos dias frios, afinal, ela indica que o ar condicionado possui a função tanto de esfriar, quanto de esquentar o ambiente.

Mas é importante ficar atento, pois não são todos que possuem essa função. Mesmo que o controle remoto tenha um indicativo da função quente, ela se dá pela padronização do controle e não por ele de fato possui tal função.

 

Condensadora

Esta parte é uma parte do ar condicionado, que fica do lado de fora do ambiente refrigerado.

A grosso modo, é neste local que irão ocorrer as trocas de calor, que são responsáveis pelo refrigeramento do ambiente. É onde o fluido refrigerante irá reduzir a temperatura, já que ele chega na condensadora em um estado gasoso, ou seja, muito quente.

 

Evaporadora

Outra parte do ar condicionado, ela fica na parte interna do ambiente refrigerado.

Também é responsável pelas trocas de calor, mas neste caso, ela irá absorver o calor ambiente e esquentar o fluido refrigerante.
O ciclo irá se completar na condensadora.

 

Fluido refrigerante

Componente químico de extrema relevância para o funcionamento de um sistema de refrigeração.

A gente fala nas trocas de calor, mudança de temperatura e é através deste fluido que isto acontece. Ele recebe o calor do ambiente, para depois refrigerá-lo.

E este ciclo acontece dentro da evaporadora e condensadora, abordadas nos itens anteriores.

 

Inverter

Tecnologia mais recente, veio para reduzir o gasto de energia do ar condicionado.

O funcionamento padrão de um é que quando o ar está quente, ele liga, quando está na temperatura do controle, ele desliga.

Este ligar e desligar acaba consumindo muita energia, então, o que o inverter faz é não desligar, ele apenas reduz o funcionamento, para que não exista um pico de energia quando tiver que resfriar novamente.

 

PMOC

É a sigla usada para: Plano de Manutenção, Operação e Controle.

Focado mais em edifícios públicos e de grande circulação, faz parte de uma lei que foca na redução de danos e riscos, que podem ser causados pelo mau funcionamento do sistema de refrigeração.

Sempre pensando na saúde de todos os envolvidos, seja de quem frequenta o imóvel, quanto dos que trabalham com o sistema de refrigeração, são determinados padrões para a segurança de todos.

Com isso, cria-se um cronograma para que sejam feitas as manutenções e limpezas do sistema.

 

Retrofit

Pegando emprestado da arquitetura, é uma reforma de estruturas antigas aplicando tecnologias e técnicas novas.

Para o sistema de refrigeração, a ideia é reparar instalações mais antigas, tubulações, ligações elétricas e o que mais for necessário.

 

Split

Vem do inglês “seprar”. Muito usado para definir modelos de ar condicionado, ele se dá pela separação da condensadora e da evaporadora. Algo que facilitou a instalação dos sistemas de refrigeração.

Estes são os principais termos que você irá se deparar, na hora de procurar um ar condicionado.

Agora, que você já sabe, ficará muito mais fácil entender o que os vendedores dizem e te ajudará a fazer perguntas melhores, para ter a certeza que estará levando o melhor sistema de refrigeração para sua casa, ou empresa.

 

Saiba mais em: https://www.dcrrefrigeracao.com.br/