Skip to content

O QUE É REFRIGERAÇÃO?

O QUE É REFRIGERAÇÃO?

Parece meio desnecessário criar um texto que venha explicar sobre a refrigeração. Afinal, o termo parece ser autoexplicativo, ou seja, a ideia é reduzir a temperatura de algo, sendo esse algo uma substância, um objeto, ou um espaço.
Contudo é interessante saber um pouco sobre a mecânica, no caso a termodinâmica, envolvida e as diferenças sobre os tipos de sistemas de refrigeração.
Então, segue lendo este artigo que você entenderá tudo que precisa saber sobre refrigeração!

Para onde vai o calor?

Com certeza, esta é uma pergunta feita pelos mais curiosos.
Se quando você está baixando a temperatura de algo, você está tirando calor, para onde ele vai?
Para entender isso, é importante lembrar algumas coisas sobre Física, mas calma que aqui a gente explica de um jeito simples e fácil de entender.
O ciclo natural não é as coisas se destruírem, mas sim se transformarem em algo, tudo com o intuito de atingir o máximo de equilíbrio possível.
Então, quando falamos de calor, o que acontece é que ele passa do objeto mais quente para o mais frio, assim, a temperatura do ambiente estará em equilíbrio.
Portanto, quando falamos de um sistema de resfriamento, você precisa ter algo que absorva o calor do ambiente e que devolva um ar frio, assim a temperatura pode ser reduzida.
Por isso que, dentro dos sistemas de ar condicionado e outros refrigeradores, existem os gases que irão fazer as trocas de calor, para que o ambiente seja resfriado.

Tipos de sistemas de refrigeração

Agora que já entendemos a dinâmica dentro do resfriamento, a gente pode pensar em maneiras de realizar isto.
Existem três tipos de sistemas de refrigeração e todos eles podem ser aplicados nos mais diversos nichos de mercado.

1 – Refrigeração por compressão

Neste sistema, você tem um gás, ou fluído, que absorve o calor do ambiente e dissipa ele em outro lugar.
O sistema é composto pelo gás, ou fluido, compressor, condensador, evaporador, tubo capilar, ou válvula de expansão e filtro secador.
Ele precisa de energia elétrica, pois só assim o compressor consegue funcionar, circulando o gás, ou fluido, pelo sistema e, assim, cumprir sua função de resfriamento.
Para este sistema, podemos ter como exemplo o ar condicionado!

2 – Refrigeração por absorção

Algo que não podemos esquecer é que, o calor, também é fonte de energia, desta maneira, a refrigeração por absorção é um sistema que não precisa de energia elétrica para funcionar, pois é o próprio calor que colocará o sistema em funcionamento.
Neste caso, é necessário dois fluidos, o refrigerante e o absorvente, sendo que o primeiro é responsável por remover o calor e o outro por absorver o vapor do refrigerante em baixas temperaturas.
Seus componentes são: gerador, condensador e o absorvedor.
Aqui, um grande exemplo são as geladeiras domésticas.

3 – Refrigeração termoelétrica

Este tipo é um pouco mais complexo para lidar, pois ele não faz uso de nenhum compressor, gás, ou fluido, para fazer o seu trabalho.
Pense que são duas placas de cerâmica e que no meio possuem condutores de eletricidade. Em uma placa, você tem um lado frio e, no outro, o lado quente.
No lado frio, você tem a absorção do calor, que, com o estímulo da eletricidade, faz o seu caminho até o lado quente, que, com um auxílio de um dissipador, retira o calor do sistema.
Tal sistema, pode ser usado tanto para arrefecimento, quanto para aquecimento, depende do seu objetivo.
Caso tenha curiosidade e queira saber mais desse sistema, recomenda-se o estudo do Efeito Peltier.
Um bom exemplo são as adegas pequenas, que podemos ter em casa.

Todos esses tipos de sistemas de refrigeração podem ter uma aplicação que vai desde situações domésticas, quanto para indústrias de grande porte.
Mas cada um possui sua capacidade e limite, portanto, é sempre importante passar todas as informações adequadas na hora de realizar um projeto para instalar um sistema de refrigeração.

Saiba mais: https://www.dcrrefrigeracao.com.br/